O direito de Saber questionar: Revisitando Jacques Delors

 

Os avanços da Inteligência Artificial estão transformando a educação formal e levantando questões ideológicas sobre o processo de ensino e aprendizagem. Isso inclui a substituição do professor em seu papel tradicional, a necessidade da educação formal e a ameaça ao controle da originalidade no ensino. A transformação radical imposta pela IA permite que os estudantes busquem informações de acordo com seu perfil e estilo de aprendizagem, sem depender do professor ou da instituição de educação. A educação formal terá que cobrar não apenas respostas corretas, mas também o desenvolvimento de habilidades críticas e o direito de aprender a Saber questionar.
Educação e IA o debate ideológico necessário

A chegada dos sistemas de Inteligência Artificial (IA), como o GPT Chat, provoca a necessidade da sociedade iniciar um debate ideológico sobre:

- O processo disruptivo da forma centenária como ocorre o ensino e aprendizagem nas instituições de educação.

- O processo de substituição do professor em seu papel tradicional.

- A efetiva necessidade dos sistemas de educação formal.



Educação e IA: equilíbrio entre educação formal e informal 

Os avanços da IA transformam profundamente a educação formal, com suas rotinas, tempos, espaços, canais de informação e comunicação, conteúdos, guias, livros, exercícios, linguagens, entre outros aspectos.

O debate vai além dos paradigmas pedagógicos e das visões curriculares, chegando às formas como o professor deve ensinar e avaliar.

Estamos falando, por exemplo, da ameaça repentina ao controle da originalidade, esteio de um ensino rigoroso com objetivos metrificados para alcançar resultados esperados.

A Educação face à Geração X 

O debate atual é sobre se as reais necessidades de aprendizagem da Geração X são atendidas pelo atual sistema de educação.

A transformação radical imposta pela IA é que repentinamente o estudante ficou livre da instituição de educação e do professor para alcançar a informação que precisa, quando deseja, onde deseja, de acordo com seu perfil e estilo de aprendizagem.

Não precisa mais do professor e das fontes de informação por ele selecionadas, organizadas e fornecidas. A IA pode encontrar informação e explicar dúvidas, e as redes sociais disponibilizam canais de comunicação amplos para debate e comunicação.

A educação formal, diante da IA, vai ter de cobrar não apenas que o estudante saiba as respostas corretas, mas também que o professor oriente o estudante a fazer corretamente as questões e debater criticamente as respostas.

Estudar usando a IA: esforço redobrado

Lembro a reação de uma estudante colombiana face ao desafio de trabalhar com o GPT Chat:

"Professor, demoramos mais para pensar em como fazer a pergunta correta no chat do GPT para conseguir o que queríamos, do que a IA para nos responder".

A Geração Z terá de exigir o debate ideológico, não mais sobre Saber, Saber fazer, Saber ser e Saber conviver, mas sobre o direito de aprender a Saber questionar.

E vocês, o que acham? 

- Quais os benefícios e desafios do uso da IA na educação formal?
- Quais os desafios enfrentados pelos professores diante da IA?
- Quais os impactos da IA na originalidade e no controle de qualidade do ensino?
- Como a Geração Z pode se adaptar às mudanças impostas pela IA na educação?

Vamos debater esse assunto nos comentários!

Palavras chave:
#IA #educação #debate #transformação #aprendizagem #professor #estudante #paradigmas #originalidade #geraçãoX #geraçãoZ #questionamento

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Comentários

Unknown disse…

A leitura do texto causa um impacto ao profissional de educação, se este professor entender que o dever de ensinar não deve ser transferido para as diversas ferramentas digitais, porque
o conhecimento da ciência é competência exclusiva do ser humano.
Prezado(a) amigo(a) a sua observação é extremamente pertinente.

Como referi no texto "A Sociedade pode se ajustar à velocidade da Inteligência Artificial?", "No atual estado da Inteligência Artificial o ser humano não tem ideia do que está construindo. Está fazendo as coisas... apenas por fazer algo".

Isso é extremamente preocupante.

O professor, como qualquer cidadão deve assumir uma postura de desconfiança em relação à Inteligência Artificial, mas não deve deixar de estar atento aos seus desenvolvimentos e até que ponto poderá se beneficiar dela.

Parabéns pela questão.

Abraço

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