O direito de Saber questionar: Revisitando Jacques Delors
- O processo disruptivo da forma centenária como ocorre o ensino e aprendizagem nas instituições de educação.
- O processo de substituição do professor em seu papel tradicional.
- A efetiva necessidade dos sistemas de educação formal.
Educação e IA: equilíbrio entre educação formal e informal
Os avanços da IA transformam profundamente a educação formal, com suas rotinas, tempos, espaços, canais de informação e comunicação, conteúdos, guias, livros, exercícios, linguagens, entre outros aspectos.
O debate vai além dos paradigmas pedagógicos e das visões curriculares, chegando às formas como o professor deve ensinar e avaliar.
Estamos falando, por exemplo, da ameaça repentina ao controle da originalidade, esteio de um ensino rigoroso com objetivos metrificados para alcançar resultados esperados.
A Educação face à Geração X
O debate atual é sobre se as reais necessidades de aprendizagem da Geração X são atendidas pelo atual sistema de educação.
A transformação radical imposta pela IA é que repentinamente o estudante ficou livre da instituição de educação e do professor para alcançar a informação que precisa, quando deseja, onde deseja, de acordo com seu perfil e estilo de aprendizagem.
Não precisa mais do professor e das fontes de informação por ele selecionadas, organizadas e fornecidas. A IA pode encontrar informação e explicar dúvidas, e as redes sociais disponibilizam canais de comunicação amplos para debate e comunicação.
A educação formal, diante da IA, vai ter de cobrar não apenas que o estudante saiba as respostas corretas, mas também que o professor oriente o estudante a fazer corretamente as questões e debater criticamente as respostas.
Estudar usando a IA: esforço redobrado
Lembro a reação de uma estudante colombiana face ao desafio de trabalhar com o GPT Chat:
"Professor, demoramos mais para pensar em como fazer a pergunta correta no chat do GPT para conseguir o que queríamos, do que a IA para nos responder".
A Geração Z terá de exigir o debate ideológico, não mais sobre Saber, Saber fazer, Saber ser e Saber conviver, mas sobre o direito de aprender a Saber questionar.
Comentários
A leitura do texto causa um impacto ao profissional de educação, se este professor entender que o dever de ensinar não deve ser transferido para as diversas ferramentas digitais, porque
o conhecimento da ciência é competência exclusiva do ser humano.
Como referi no texto "A Sociedade pode se ajustar à velocidade da Inteligência Artificial?", "No atual estado da Inteligência Artificial o ser humano não tem ideia do que está construindo. Está fazendo as coisas... apenas por fazer algo".
Isso é extremamente preocupante.
O professor, como qualquer cidadão deve assumir uma postura de desconfiança em relação à Inteligência Artificial, mas não deve deixar de estar atento aos seus desenvolvimentos e até que ponto poderá se beneficiar dela.
Parabéns pela questão.
Abraço