Educação e Tecnologias Digitais

Esta semana de 29 de setembro a 03 de outubro de 2008, o Programa Salto para o Futuro será sobre Educação e Tecnologias Digitais.



O programa irá ao ar diariamente, ao vivo, pela TV Escola (canal educativo da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação), das 19:00 às 20:00 horas e é reprisado, no dia seguinte, na programação da TV Escola e, ainda, pela TVE Brasil, das 09:00 às 10:00 horas.


Clique aqui e leia o material que serve de suporte às emissões.


No documento pode-se ler uma interessante definição para escola

O que é a escola? "É também uma rede, um ser complexo, heterogêneo, composto por actantes, por seres humanos e não-humanos. Entre os seres humanos podemos incluir, pelo menos, os professores, os alunos e seus pais ou responsáveis, os administradores e o pessoal de apoio, além dos estatutos que são acordos entre humanos. Entre os seres não-humanos, temos os laboratórios, quadros de giz ou de pilot, cadeiras, mesas, livros, cadernos, computadores, televisões, máquinas de reprodução e cópias, etc. Cada um destes seres contribui de forma particular e característica para a constituição deste espaço de produção e de reprodução intelectual".

No site do Salto para o Futuro é possível encontrar o livro





Faça download da obra clicando aqui.

Na introdução do documento pode-se ler que a incorporação de tecnologias na educação
deve incentivar "a melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos, a construção da cidadania e a transformação da escola em um espaço de vida, sonhos e produção de saberes no qual as tecnologias sejam utilizadas em situações que tragam efetivas contribuições."

Postado por João José Saraiva da Fonseca em 29 de setembro de 2008

Comentários

Postagens mais visitadas

O que é Planejamento Participativo?

A PRÁTICA EDUCATIVA

A relação da Escola com a Comunidade: uma análise do partenariado necessário.

A construção do conhecimento na visão de Paulo Freire

Mapas conceituais