segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Educação e Tecnologias Digitais

Esta semana de 29 de setembro a 03 de outubro de 2008, o Programa Salto para o Futuro será sobre Educação e Tecnologias Digitais.



O programa irá ao ar diariamente, ao vivo, pela TV Escola (canal educativo da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação), das 19:00 às 20:00 horas e é reprisado, no dia seguinte, na programação da TV Escola e, ainda, pela TVE Brasil, das 09:00 às 10:00 horas.


Clique aqui e leia o material que serve de suporte às emissões.


No documento pode-se ler uma interessante definição para escola

O que é a escola? "É também uma rede, um ser complexo, heterogêneo, composto por actantes, por seres humanos e não-humanos. Entre os seres humanos podemos incluir, pelo menos, os professores, os alunos e seus pais ou responsáveis, os administradores e o pessoal de apoio, além dos estatutos que são acordos entre humanos. Entre os seres não-humanos, temos os laboratórios, quadros de giz ou de pilot, cadeiras, mesas, livros, cadernos, computadores, televisões, máquinas de reprodução e cópias, etc. Cada um destes seres contribui de forma particular e característica para a constituição deste espaço de produção e de reprodução intelectual".

No site do Salto para o Futuro é possível encontrar o livro





Faça download da obra clicando aqui.

Na introdução do documento pode-se ler que a incorporação de tecnologias na educação
deve incentivar "a melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos, a construção da cidadania e a transformação da escola em um espaço de vida, sonhos e produção de saberes no qual as tecnologias sejam utilizadas em situações que tragam efetivas contribuições."

Postado por João José Saraiva da Fonseca em 29 de setembro de 2008

Nenhum comentário: