Desenho de um currículo baseado em competências
Desenho de um currículo baseado em competências
Este texto sobre o desenho de um currículo baseado em competências foi elaborado por João José Saraiva da Fonseca, de acordo com a proposta de pesquisadores da Escola de Saúde Pública do Ceará a partir da referência inicial de Ten Cate, envolve dez passos.
Mas antes de falarmos dos dez passos, propomos uma análise dos conceitos de currículo e competência.Conceito de currículo " O currículo é um plano para determinado curso que inclui a justificativa, competências, objetivos de aprendizagem, perfil da clientela (conhecimentos, habilidades e atitudes prévios), princípios e premissas educacionais, estrutura (módulos, unidades, blocos, etc.), os conteúdos, os métodos e técnicas de ensino, o sistema de monitoramento e avaliação do aluno e do curso, e o sistema de organização e gerenciamento do curso. Conceito de competência "Capacidade de fazer algo ou seja de mobilizar, aplicar, e desenvolver conhecimentos, habilidades, comportamentos e atitudes, no desempenho do trabalho e na solução de problemas concretos, gerando resultados, que atendam aos níveis de desempenhos previamente definidos".
No processo de desenho do currículo é fundamental considerar como essencial a não linearidade. O desenho de um currículo deverá contemplar os seguintes passos:
Passo 1. Descrição da justificativa do currículo (contexto, relevância, propósito) realizada a partir de três perguntas fundamentais: - Quais as necessidades dos potenciais alunos do curso e da comunidade? - Porque é necessário o desenvolvimento desse currículo, nessa instituição? - De que forma ele difere de outros cursos sobre o mesmo assunto? - Em que contexto ele está sendo proposto?
Passo 2. Análise do perfil da clientela (quem, quantos, cursos anteriores, conhecimentos e habilidades prévios dos potenciais participantes, problemas aos quais o curso procura dar resposta, etc.)
Faço aqui um intervalo para transcrever um trecho de Maristela Midlej Silva de Araújo no artigo: "DESENHO DIDÁTICO PARA CURSOS DINAMIZADOS EM AMBIENTES ONLINE:
O CASO DO CURSO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES EM SERVIÇO DO ENSINO MÉDIO". A autora afirma que o planejamento de um curso "deve ser iniciado com a caracterização dos
participantes (nível de escolaridade, perfil profissional, disponibilidade de tempo
para estudo, levantamento das restrições) e identificação das necessidades de aprendizagem. Todo planejamento didático deve contemplar o contexto, considerando-se as especificidades tanto dos sujeitos aprendentes quanto do espaço de aprendizagem ou instituição. Esses são elementos essenciais para a definição dos objetivos e se delimitar o design (planejamento dos conteúdos a serem trabalhados e produção de material didático, definição das atitudes, as competências a serem desenvolvidas, as habilidades esperadas dos alunos), implementação (a metodologia e os recursos, as situações de aprendizagem) e a avaliação.
Passo 3. Elaboração dos objetivos gerais e específicos do currículo (a elaboração dos objetivos, envolverá a definição das competências necessárias para atender aos problemas identificados, tópicos (dão origem aos objetivos específicos) e subtópicos (dão origem aos objetivos específicos) a abordar para tentar a resolução dos problemas identificados, mapa conceitual)
Passo 4. Estabelecimento dos princípios educacionais aplicados no currículo (envolve a definição das estratégias educacionais)
Passo 5. Estruturação do currículo (módulos, unidades, etc.)
Para a estruturação do currículo em módulos e unidades de estudo, utilizo normalmente a sequência de pensamento que apresento nos quadros abaixo.
Passo 6. Descrição do curso e dos módulos (manual do curso, guia do facilitador e guia do aluno)
Passo 7. Elaboração do sistema de avaliação da aprendizagem oportunizando as condições para o estudante: - Demostrar o que aprendeu; - Aplicar o conhecimento; - Trabalhar em situações concretas.
Passo 8 - Descrição do modelo de organização do curso (implementação)
Passo 9 - Estabelecimento do processo de gerenciamento do curso (implementação)
Passo 10 - Organização do sistema de avaliação do curso Desenhado o currículo, a sua apresentação deverá incluir:
1 - Introdução
2 - Objetivos de aprendizagem (gerais e específicos)
3 - Metodologia (linha pedagógica, métodos e técnicas de ensino-aprendizagem)
4 - Estrutura (módulos, unidades e sessões)
5 - Cronograma e/ou programação
6 - Sistema de avaliação do aluno e sistema de avaliação do curso
7 - Sistema de organização e gerenciamento
8 - Recursos de organização e gerenciamento: referências bibliográficas, vídeos.
Nota final:
Como se tentou apresentar, A competência se refere à capacidade de fazer algo, o que engloba um conjunto de conhecimentos habilidades e atitudes. Geralmente se inicia com um substantivo para não se confundir com os objetivos de aprendizagem.
Exemplo de substantivos que podem ser utilizados na definição de competências:
- Avaliação
- Atuação
- Participação
- Aplicação
- Realização
- utilização
- Operacionalização
- Promoção
- Comunicação
- Estabelecimento
- Liderança
- Organização
- Planejamento
- Vinculação
- Articulação.
Texto de: João José Saraiva da Fonseca
Postado por João José Saraiva da Fonseca em 30 de setembro de 2008 e alterado em 3 de abril de 2009
Este texto sobre o desenho de um currículo baseado em competências foi elaborado por João José Saraiva da Fonseca, de acordo com a proposta de pesquisadores da Escola de Saúde Pública do Ceará a partir da referência inicial de Ten Cate, envolve dez passos.
Mas antes de falarmos dos dez passos, propomos uma análise dos conceitos de currículo e competência.Conceito de currículo " O currículo é um plano para determinado curso que inclui a justificativa, competências, objetivos de aprendizagem, perfil da clientela (conhecimentos, habilidades e atitudes prévios), princípios e premissas educacionais, estrutura (módulos, unidades, blocos, etc.), os conteúdos, os métodos e técnicas de ensino, o sistema de monitoramento e avaliação do aluno e do curso, e o sistema de organização e gerenciamento do curso. Conceito de competência "Capacidade de fazer algo ou seja de mobilizar, aplicar, e desenvolver conhecimentos, habilidades, comportamentos e atitudes, no desempenho do trabalho e na solução de problemas concretos, gerando resultados, que atendam aos níveis de desempenhos previamente definidos".
No processo de desenho do currículo é fundamental considerar como essencial a não linearidade. O desenho de um currículo deverá contemplar os seguintes passos:
Passo 1. Descrição da justificativa do currículo (contexto, relevância, propósito) realizada a partir de três perguntas fundamentais: - Quais as necessidades dos potenciais alunos do curso e da comunidade? - Porque é necessário o desenvolvimento desse currículo, nessa instituição? - De que forma ele difere de outros cursos sobre o mesmo assunto? - Em que contexto ele está sendo proposto?
Passo 2. Análise do perfil da clientela (quem, quantos, cursos anteriores, conhecimentos e habilidades prévios dos potenciais participantes, problemas aos quais o curso procura dar resposta, etc.)
Faço aqui um intervalo para transcrever um trecho de Maristela Midlej Silva de Araújo no artigo: "DESENHO DIDÁTICO PARA CURSOS DINAMIZADOS EM AMBIENTES ONLINE:
O CASO DO CURSO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES EM SERVIÇO DO ENSINO MÉDIO". A autora afirma que o planejamento de um curso "deve ser iniciado com a caracterização dos
participantes (nível de escolaridade, perfil profissional, disponibilidade de tempo
para estudo, levantamento das restrições) e identificação das necessidades de aprendizagem. Todo planejamento didático deve contemplar o contexto, considerando-se as especificidades tanto dos sujeitos aprendentes quanto do espaço de aprendizagem ou instituição. Esses são elementos essenciais para a definição dos objetivos e se delimitar o design (planejamento dos conteúdos a serem trabalhados e produção de material didático, definição das atitudes, as competências a serem desenvolvidas, as habilidades esperadas dos alunos), implementação (a metodologia e os recursos, as situações de aprendizagem) e a avaliação.
Passo 3. Elaboração dos objetivos gerais e específicos do currículo (a elaboração dos objetivos, envolverá a definição das competências necessárias para atender aos problemas identificados, tópicos (dão origem aos objetivos específicos) e subtópicos (dão origem aos objetivos específicos) a abordar para tentar a resolução dos problemas identificados, mapa conceitual)
Passo 4. Estabelecimento dos princípios educacionais aplicados no currículo (envolve a definição das estratégias educacionais)
Passo 5. Estruturação do currículo (módulos, unidades, etc.)
Para a estruturação do currículo em módulos e unidades de estudo, utilizo normalmente a sequência de pensamento que apresento nos quadros abaixo.
Passo 6. Descrição do curso e dos módulos (manual do curso, guia do facilitador e guia do aluno)
Passo 7. Elaboração do sistema de avaliação da aprendizagem oportunizando as condições para o estudante: - Demostrar o que aprendeu; - Aplicar o conhecimento; - Trabalhar em situações concretas.
Passo 8 - Descrição do modelo de organização do curso (implementação)
Passo 9 - Estabelecimento do processo de gerenciamento do curso (implementação)
Passo 10 - Organização do sistema de avaliação do curso Desenhado o currículo, a sua apresentação deverá incluir:
1 - Introdução
2 - Objetivos de aprendizagem (gerais e específicos)
3 - Metodologia (linha pedagógica, métodos e técnicas de ensino-aprendizagem)
4 - Estrutura (módulos, unidades e sessões)
5 - Cronograma e/ou programação
6 - Sistema de avaliação do aluno e sistema de avaliação do curso
7 - Sistema de organização e gerenciamento
8 - Recursos de organização e gerenciamento: referências bibliográficas, vídeos.
Nota final:
Como se tentou apresentar, A competência se refere à capacidade de fazer algo, o que engloba um conjunto de conhecimentos habilidades e atitudes. Geralmente se inicia com um substantivo para não se confundir com os objetivos de aprendizagem.
Exemplo de substantivos que podem ser utilizados na definição de competências:
- Avaliação
- Atuação
- Participação
- Aplicação
- Realização
- utilização
- Operacionalização
- Promoção
- Comunicação
- Estabelecimento
- Liderança
- Organização
- Planejamento
- Vinculação
- Articulação.
Texto de: João José Saraiva da Fonseca
Postado por João José Saraiva da Fonseca em 30 de setembro de 2008 e alterado em 3 de abril de 2009
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