A Inteligência Artificial no desenho de currículo baseado em competências
Embora seja uma tecnologia promissora, a IA não deve ser vista como a resposta para todas as questões relacionadas ao desenvolvimento de currículos e à formação de competências.
Ao iniciar o processo de criação de um curso, é importante ter uma visão clara do que se quer, do que é possível e de como se quer estruturar o conteúdo.
Somente após essa definição inicial é possível utilizar a ajuda de ferramentas como o ChatGPT para descrever os 10 tópicos que caracterizam o desenho de um currículo baseado em competências.
No entanto, é fundamental que a equipe responsável pelo desenvolvimento do curso não confie cegamente na Inteligência Artificial, pois equívocos são frequentes e podem comprometer a seriedade do documento elaborado de acordo com os referenciais de um currículo baseado em competências.
Portanto, é necessário utilizar a IA com cautela e sempre contar com a expertise de profissionais qualificados em Educação e Tecnologia para garantir a qualidade do curso e dos materiais produzidos. Assim, é possível aproveitar os benefícios da IA de forma consciente e estratégica, em benefício da Educação e do desenvolvimento de competências dos alunos.
Como podemos utilizar a IA de forma consciente na Educação?
De que forma equívocos na utilização da IA podem comprometer a seriedade do currículo baseado em competências?
Respondam aos questionamentos.
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