Jovens portugueses em busca de desconexão digital: motivos, desafios e benefícios
Como os jovens portugueses estão lidando com o cansaço digital?
Um estudo conduzido pelo projeto Dis/Connect em 2021-22 entrevistou 20 jovens portugueses sobre a desconexão digital.
O estudo investigou as práticas digitais dos jovens portugueses e suas motivações para reduzir o tempo gasto online.
As motivações que levam a essa mudança são apresentadas, sendo que todas têm em comum um momento de tomada de consciência de que as práticas online lhes estão a ser prejudiciais.
Os entrevistados perceberam que o tempo gasto na internet poderia ser melhor utilizado e que atividades online são viciantes, gerando ansiedade e dificuldades de concentração e foco nos estudos.
Eles também sentiam pressão para estar online para não perder momentos e convites.
O estudo aponta para uma tendência de desconexão digital e embora ainda seja minoritária, a tendência tem crescido e traz benefícios como melhoria na qualidade de vida e redução do estresse.
Independentemente das motivações individuais, passar menos tempo online pode trazer benefícios significativos para a saúde mental e física, bem como para a qualidade de vida geral. Alguns jovens podem querer dedicar mais tempo a atividades como hobbies, esportes, passar tempo com amigos e familiares, ou simplesmente desfrutar da natureza e do mundo ao seu redor.
Está de acordo com as motivações que levam esses jovens a decidir passar menos tempo online?
Deixe o seu comentário.
Fonte: Cria.On
#motivações #tempooffline #jovens #tempooffline #desconectar #vidareal #equilíbrio #saúdemental #bemestar #tecnologia #jovens #digitaldetox #conexãohumana #vidasaudável #qualidadedevida #autocuidado #descanso #mindfulness #fériasoffline #saudementaldigital #excessodeinformação #viveromomento #concentração #produtividade #inteligênciaemocional #habilidadessociais #tempolivre
Comentários