Formação docente em ensino com tecnologia digital: como investir em competências para aprimorar a carreira
As universidades estão preparadas para uma educação aberta e flexível, utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para eliminar barreiras e proporcionar acesso à educação sem limitações de tempo ou espaço?
As universidades devem inovar e se adaptar a uma educação aberta e flexível, utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para eliminar barreiras e proporcionar acesso à educação sem limitações de tempo ou espaço.
Para alcançar isso, existem quatro cenários de aprendizagem no ensino superior que exigem o uso da tecnologia e, portanto, o desenvolvimento de habilidades digitais tanto em professores quanto em alunos.
Os quatro cenários de aprendizagem são:
- aprendizagem guiada, busca de orientação em comunidades e grupos ("cafés de aprendizagem"),
- aprendizagem autônoma ligada à motivação própria do estudante ("aprendizagem para a vida")
- aprendizagem certificada, referindo-se a processos que exigem reconhecimento e certificação com valor oficial ("aprendizagem certificada").
- A combinação dos dois últimos leva à "formação aberta", um modelo em que o aluno tem um contexto formal e regulado com aprendizagem certificada, mas busca colaboração em espaços mais abertos.
Nesse contexto de cenários de aprendizagem, as habilidades digitais se tornam fundamentais para a educação universitária, tendo adquirido um valor significativo nas últimas décadas tanto na teoria quanto na prática educacional real.
O conceito de competência digital do professor é crucial para o desempenho de sua profissão e inclui as dimensões adequadas do conceito de competência digital, que são:
- componente tecnológico/técnico,
- componente comunicativo/informativo
- alfabetização em multimídia.
Além disso, a capacidade de uso efetivo da tecnologia em contextos educacionais com critérios pedagógicos também é uma dimensão importante da competência digital do professor.
Para atualizar o sistema educacional, é necessário que os professores estejam atualizados com a tecnologia e saibam como utilizar as últimas ferramentas digitais para uma educação mais eficaz.
Os professores têm a responsabilidade de adaptar suas técnicas de ensino e pedagogia às novas gerações que cresceram com a tecnologia digital e compreender as tendências pedagógicas modernas para projetar sistemas de ensino modernos e eficazes.
A formação de professores pode ajudá-los a projetar formatos didáticos modernos, focando em valores importantes, como a experiência do usuário, a aprendizagem ativa e a cultura empreendedora.
Essa formação não será útil apenas para professores em escolas, faculdades e universidades, mas também para aqueles que trabalham no desenvolvimento profissional em empresas e organizações públicas. É importante que os responsáveis pelo desenvolvimento do sistema educacional estejam atualizados com as novas tecnologias, pois isso tem um impacto direto no progresso social a médio e longo prazo.
E você, acredita que as universidades devem inovar e se adaptar a uma educação aberta e flexível utilizando as TICs? Como você vê o papel das habilidades digitais dos professores na educação universitária atual? Deixe sua opinião nos comentários!
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Fonte: ined21.com + Blog CUED (adaptados)
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