Como transformar a avaliação somativa em uma Networked Learning Experience: guia prático para professores

propostas de avaliação somativa podem ser transformadas em uma experiência de aprendizado interessante que atenda às expectativas de certificação necessárias e ofereça uma experiência potencialmente educacional para os alunos.

A avaliação somativa é uma prática tradicional de resumir e julgar o desempenho dos alunos no final do processo de aprendizagem. 

Como tornar a avaliação somativa uma experiência de aprendizado enriquecedora para os alunos

No entanto, propostas de avaliação somativa podem ser transformadas em uma experiência de aprendizado interessante que atenda às expectativas de certificação necessárias e ofereça uma experiência potencialmente educacional para os alunos. 

De acordo com pesquisas, o sistema ideal de avaliação é aquele em que as avaliações somativa e formativa estão mutuamente alinhadas com objetivos de aprendizagem orientados conceitualmente, e em que as avaliações somativas são utilizadas como momentos importantes de conquista, depois de períodos de aprendizado reforçados pela avaliação formativa.

Incluir tarefas finais ou provas pode ajudar os estudantes a revisar o que foi trabalhado, processar o conteúdo e aprender novamente. 

O debate sobre a qualidade das tarefas de avaliação parte fundamentalmente de propor um modelo coerente de avaliação, o que por sua vez parte de ter claro como entendemos que os alunos aprendem e de alinhar a avaliação com os objetivos e atividades de aprendizagem.

O modelo de aprendizagem dos alunos deve ser situado no contexto do que se chama de aprendizagem conectada (Networked Learning) que se delineia com 8 princípios básicos que podem servir de guia para o desenho e análise da proposta de avaliação:

- Clareza: certificar-se de que a mensagem seja compreensível e objetiva para o receptor.

- Objetividade: evitar a utilização de palavras e expressões que possam levar o receptor a uma interpretação equivocada do texto.

- Coerência: garantir que a mensagem esteja conectada de maneira lógica e organizada.

- Concisão: utilizar apenas as palavras necessárias para transmitir a mensagem, sem excessos ou repetições.

- Precisão: escolher as palavras corretas e mais adequadas para o contexto e objetivo do texto.

- Credibilidade: apresentar informações e argumentos baseados em fontes confiáveis e verificáveis.

- Relevância: certificar-se de que o conteúdo do texto seja relevante e útil para o receptor.

- Cortesia: utilizar uma linguagem respeitosa e apropriada para o receptor e para o contexto da mensagem.

A aprendizagem conectada requer tarefas autênticas que requerem um pensamento de nível mais elevado e a solução ativa de problemas. Isso aumenta a motivação dos alunos e é mais interessante do que a memorização ou aplicação de procedimentos simples. 

Resumindo, uma proposta de educação deve incluir uma reflexão crítica como parte fundamental do desenvolvimento da disciplina e da tarefa de avaliação, considerando:

- Tentar fazer propostas de avaliação somativa que reduzam o componente de controle e transformem o momento em uma experiência de aprendizado interessante;

- Alinhar as avaliações somativa e formativa com objetivos de aprendizagem orientados conceitualmente e utilizar as avaliações somativas como momentos importantes de conquista após períodos de aprendizado reforçados pela avaliação formativa;

- Incluir tarefas finais ou provas para fazer com que os estudantes revisem o que foi trabalhado e voltem a aprender;

- Ter claro como entendemos que os alunos aprendem e alinhar a avaliação com os objetivos e atividades de aprendizagem;

- Entender a aprendizagem como uma atividade emergente em um momento tecnológico pós-digital, situando a perspectiva no contexto da aprendizagem conectada (Networked Learning);

- Utilizar os 8 princípios básicos (Rede de Princípios de Aprendizagem - NLEC, 2020) como guias para o design e análise da proposta de avaliação;

- Propor tarefas autênticas e que requerem um pensamento de nível mais elevado e a solução ativa de problemas para aumentar a motivação dos alunos;

- Investir na reflexão crítica como parte fundamental de toda a proposta de desenvolvimento da disciplina;

Fazer uma proposta de desenvolvimento transmídia, principalmente apoiada no desenvolvimento de audiovisuais;

- Utilizar a criação de vídeos pelos alunos para mobilizar habilidades de pensamento de nível superior, permitir que os alunos se expressem de formas mais confortáveis, motivadas e estimuladas, e se aprofundem em narrativas mais criativas e imaginativas.

Você já transformou uma atividade avaliativa somativa em uma experiência de aprendizagem em rede? Como foi a sua experiência? Compartilhe nos comentários suas dicas e ideias para enriquecer a avaliação somativa por meio do Networked Learning!

Fonte (adaptada): Castañeda, L. (2021). Una experiencia de diseño de una tarea de evaluación sumativa en formato transmedia para formación inicial de profesorado. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, 24(2), pp. 203-224.

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