A pergunta correta: como usar a IA para melhorar a educação


A student using a laptop with an AI tool while working on a school project in a classroom setting. Make sure to capture the concentrated expression of the student as they use technology to enhance their learning. Try to frame the scene in a way that shows the teacher is present and available to help, but allowing the student to work independently. Perhaps you can include some notes or sketches on the chalkboard in the background to convey the idea that the class is learning together. Remember to capture the human interaction that is so important for education, even when using technology.

 Você já se perguntou como a IA pode ser usada para melhorar a educação?

Muitos professores estão preocupados com o uso de ferramentas tecnológicas pelos alunos, com medo de que isso possa levá-los a enganar e a não aprender de verdade. 

No entanto, Senén Barro Ameneiro acredita que estamos fazendo a pergunta errada. 

A pergunta não é como evitar que os alunos nos enganem usando tecnologia, mas sim como podemos usá-la para melhorar a educação.

O objetivo da educação é a aprendizagem, e a tecnologia pode ajudar a alcançar esse objetivo.

 Devemos ensinar nossos jovens a usar essas tecnologias inteligentes, pois elas farão parte de suas vidas e trabalhos futuros. 

Além disso, precisamos mudar a forma como avaliamos os alunos, tornando a avaliação uma parte importante do processo de ensino-aprendizagem, e não apenas um sistema de classificação ou seleção.

Uma ferramenta tecnológica que pode ser usada para melhorar a educação é o ChatGPT. Ele pode ser usado tanto pelos alunos quanto pelos professores para aprender coisas novas, principalmente em relação ao que nos diferencia das máquinas: a habilidade de fazer perguntas.

Então, a pergunta correta não é como evitar que os alunos usem a tecnologia para nos enganar, mas sim como podemos usar a tecnologia para melhorar a aprendizagem e nos diferenciar das máquinas.

E você, o que acha sobre o uso da tecnologia na educação? Compartilhe sua opinião nos comentários!


Fonte: Senén Barro Ameneiro, director del CiTIUS-Centro de Investigación en Tecnologías Inteligentes de la Universidad de Santiago de Compostela

#educação #tecnologia #aprendizagem #inovação #ChatGPT



Comentários

Postagens mais visitadas

O que é Planejamento Participativo?

A PRÁTICA EDUCATIVA

A relação da Escola com a Comunidade: uma análise do partenariado necessário.

A construção do conhecimento na visão de Paulo Freire

Mapas conceituais