Avaliação inclusiva e feedback: como garantir o sucesso de todos os alunos em uma comunidade de aprendizagem diversificada


a group of students from different ages and cultural backgrounds, working together in a learning activity, with smiles on their faces and expressing inclusion and collaboration. The photograph should convey the idea that diversity is a positive force in the learning community and that all students have the opportunity to participate in inclusive assessment practices and receive feedback that helps them achieve their learning goals.

   Você já se perguntou como as práticas de avaliação e feedback podem ser inclusivas e beneficiar todos os alunos em uma comunidade de aprendizagem diversificada? 

Este texto apresenta algumas reflexões  sobre o assunto e pode te ajudar a repensar suas próprias práticas de avaliação. 

Venha descobrir mais!

É importante adotar práticas inclusivas de avaliação e feedback para garantir o sucesso de todos os alunos em uma comunidade de aprendizagem diversificada. 

O surgimento do ChatGPT, um modelo de inteligência artificial, destaca a necessidade de repensar as práticas de avaliação para permitir que os alunos explorem o conhecimento de forma mais eficiente.

Embora o ChatGPT possa ajudar os alunos a concluir tarefas mais rapidamente, ele não pode substituir a compaixão, a curiosidade, a humildade e a bondade que são essenciais para uma avaliação inclusiva e de qualidade.

Para ajudar a garantir a inclusão em práticas de avaliação e feedback é importante considerar:

- o planejamento da avaliação;

- o modo de avaliação, desenho e condições da avaliação;

 - feedback da avaliação.

Cada um dos tópicos deve contemplar:

- a clareza dos critérios de avaliação;

-  acessibilidade e transparência;

- a participação do estudante na escolha dos métodos ou dos formatos de avaliação;

 - alinhamento  do feedback com os resultados de aprendizagem.

Ao adotar práticas inclusivas de avaliação e feedback, se busca maximizar as oportunidades de sucesso entre todos os alunos em uma comunidade de aprendizagem diversificada sem reduzir os padrões acadêmicos. O objetivo é garantir que a avaliação atenda às necessidades e interesses individuais de aprendizagem dos alunos e que eles possam explorar o conhecimento de forma mais eficiente.

E você, caro leitor, como tem sido sua experiência com práticas inclusivas de avaliação e feedback na comunidade de aprendizagem em que está inserido?

 Já teve a oportunidade de participar da escolha dos métodos de avaliação ou de receber um feedback alinhado com seus objetivos de aprendizagem? 

Deixe sua opinião e compartilhe suas experiências nos comentários abaixo. Vamos continuar a conversa!

Fonte (adaptada): Times Higher Education 

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