Conceitos de paradigma e de modelo pedagógico em educação a distância
Na sua obra "Modelos Pedagógicos em Educação a distância" publicada pela ARTMED, a pesquisadora Patricia Alejandra Behas, trabalha os conceitos de paradigma e de modelo pedagógico em educação a distância, de maneira que considero muito interessante. Proponho a leitura de trechos da obra selecionados por mim.
Conceito de paradigma
"Thomas Kuhn, no seu livro The structure of scientific revolutions (1996),
reinterpretou o conceito de paradigma, definido-o como um quadro teórico,
constituído a partir de um conjunto de regras metodológicas e axiomas,
aceito por uma determinada comunidade científica, durante um determinado
período de tempo. Logo, pode-se dizer que funciona como um sistema de
referências em que as teorias são testadas, avaliadas e, se necessário, revistas.
Assim, o paradigma é um corpo teórico ou sistema explicativo dominante,
durante algum tempo, em uma área científica particular. Mas por que durante
um determinado tempo? Kuhn afirma que existem rupturas na evolução científica,
e, se refere a elas como “mudanças de paradigma”.
Logo, partindo da definição kuhniana, pode-se dizer que o paradigma
é a representação do padrão de modelos a serem seguidos. É um pressuposto
filosófico matricial, ou seja, uma teoria, um conhecimento que origina o
estudo de um campo científico; uma realização científica com métodos e
valores que são concebidos como modelo; uma referência inicial como base
de modelo.
Quando se fala de mudança de paradigma, está se direcionando para
uma nova forma de ver, sentir, viver dentro de um novo referencial. A pesquisa
científica tem por objetivo promover mudanças na maneira como se entende
o mundo. Ocorrem rupturas drásticas com o passado, muitas vezes abrindo
um novo capítulo na compreensão da realidade, o que é acompanhado
pela reconstrução de teorias e pela reinterpretação de experimentos. Outras
mudanças envolvem apenas uma pequena inovação, deixando virtualmente
intocada a grande estrutura do conhecimento da área em questão.
Portanto, as mudanças de paradigma são sentidas em todas as áreas do
saber, sendo que muitas das mudanças ocorrem de dentro para fora dessas
áreas."
Conceito de modelo pedagógico para educação a distância
Entende-se o conceito de modelo pedagógico para EAD como um sistema de premissas teóricas que representa, explica e orienta a forma como se aborda o currículo e que se concretiza nas práticas pedagógicas e nas interações professor/aluno/objeto de estudo. Nesse triângulo (professor, aluno e objeto) são estabelecidas relações sociais em que os sujeitos irão agir de acordo com o modelo definido.
Postado em 19 de maio de 2009 por João José Saraiva da Fonseca
Conceito de paradigma
"Thomas Kuhn, no seu livro The structure of scientific revolutions (1996),
reinterpretou o conceito de paradigma, definido-o como um quadro teórico,
constituído a partir de um conjunto de regras metodológicas e axiomas,
aceito por uma determinada comunidade científica, durante um determinado
período de tempo. Logo, pode-se dizer que funciona como um sistema de
referências em que as teorias são testadas, avaliadas e, se necessário, revistas.
Assim, o paradigma é um corpo teórico ou sistema explicativo dominante,
durante algum tempo, em uma área científica particular. Mas por que durante
um determinado tempo? Kuhn afirma que existem rupturas na evolução científica,
e, se refere a elas como “mudanças de paradigma”.
Logo, partindo da definição kuhniana, pode-se dizer que o paradigma
é a representação do padrão de modelos a serem seguidos. É um pressuposto
filosófico matricial, ou seja, uma teoria, um conhecimento que origina o
estudo de um campo científico; uma realização científica com métodos e
valores que são concebidos como modelo; uma referência inicial como base
de modelo.
Quando se fala de mudança de paradigma, está se direcionando para
uma nova forma de ver, sentir, viver dentro de um novo referencial. A pesquisa
científica tem por objetivo promover mudanças na maneira como se entende
o mundo. Ocorrem rupturas drásticas com o passado, muitas vezes abrindo
um novo capítulo na compreensão da realidade, o que é acompanhado
pela reconstrução de teorias e pela reinterpretação de experimentos. Outras
mudanças envolvem apenas uma pequena inovação, deixando virtualmente
intocada a grande estrutura do conhecimento da área em questão.
Portanto, as mudanças de paradigma são sentidas em todas as áreas do
saber, sendo que muitas das mudanças ocorrem de dentro para fora dessas
áreas."
Conceito de modelo pedagógico para educação a distância
Entende-se o conceito de modelo pedagógico para EAD como um sistema de premissas teóricas que representa, explica e orienta a forma como se aborda o currículo e que se concretiza nas práticas pedagógicas e nas interações professor/aluno/objeto de estudo. Nesse triângulo (professor, aluno e objeto) são estabelecidas relações sociais em que os sujeitos irão agir de acordo com o modelo definido.
Postado em 19 de maio de 2009 por João José Saraiva da Fonseca
Comentários