ONU apresenta a 1ª universidade global online e gratuita

A Organização das Nações Unidas apresentou no dia 19 de maio de 2009 a primeira universidade global online (as aulas são dadas através da Internet) e de matrícula gratuita (por agora) , com a qual tratará de impulsionar o acesso à educação superior dos estudantes das regiões menos desenvolvidas do mundo.



Este novo projecto educativo, chamado a Universidade do Povo, surge no âmbito da Aliança Global da ONU sobre Tecnologia de Comunicação e Desenvolvimento (GIAD) para ajudar a colmatar as brechas internacionais em matéria de educação com o recurso às novas tecnologias.

Nesta altura, a inscrição e frequência das aulas não tem qualquer custo, no entanto, os responsáveis reservam o direito de cobrar pequenas taxas a partir da Primavera de 2010. As despesas que os alunos vão ter serão uma matrícula (entre 15 e 50 dólares, dependendo do país) e 10 a 100 dólares por cada exame.

As turmas são constituídas por 20 alunos, com acesso semanal a materiais dos cursos. Os alunos devem discutir entre si e depois apresentar um exame online.

O objectivo da University of the People é aumentar o acesso à educação superior dos estudantes provenientes de regiões menos desenvolvidas do mundo. «Para centenas de milhões de pessoas em todo o mundo, a educação é um sonho que não se pode tornar realidade», disse numa conferência de imprensa o fundador da Universidade do Povo, Shai Reshef.

A ONU diz que só é necessário ter uma ligação dial up, uma vez que não são disponibilizados conteúdos multimédia. A universidade está operacional há duas semanas e já tem 200 alunos de 52 paises.


Fontes: Diário Digital / Lusa / Exame Informática

Postado por João José Saraiva da Fonseca em 20 de maio de 2009

Comentários

Postagens mais visitadas

O que é Planejamento Participativo?

A PRÁTICA EDUCATIVA

A relação da Escola com a Comunidade: uma análise do partenariado necessário.

A construção do conhecimento na visão de Paulo Freire

Mapas conceituais