Diferença entre autodidata e autoaprendiz

autodidata e autoaprendiz

  Quando se fala na postura do aluno em educação a distância, frequentemente se confundem os termos: autodidata e autoaprendiz.

Propomos que reflitam sobre o verdadeiro significado desses termos:

A autodidata é aquele aluno que se dispõe a aprender alguma coisa por si próprio, sem contar com o apoio de um sistema formal e planejado de ensino. Ou seja, é o próprio aluno que interessado procura definir o que irá aprender e como o fará, escolhendo o conteúdo, os métodos e as técnicas de aprendizagem e avalia ele mesmo os resultados, sem existir nem mesmo um sistema de ensino, mas apenas elementos soltos, desconexos, que o autodidata reúne e integra por sua conta, segundo seus conceitos.

O conceito de autoaprendiz advém do conceito de autoinstrução, que está associado a um sistema autoinstrutivo ou seja que está planejado para ser utilizado direta e isoladamente pelo próprio aluno, sem a presença de um professor.

Estas duas propostas de definições foram retiradas do livro: "E agora, José?: guia para quem quer buscar emprego, mudar de trabalho, montar um negócio ou repensar sua carreira" de Marcos António Garcia de Oliveira publicado em 200 pelo Senac.

Leia mais sobre a postura do aluno em cursos a distância:

Aprender a distância requer disciplina

Postado em 19 de maio de 2009 por João José Saraiva da Fonseca

#Autodidata
#Autoaprendiz

Comentários

Postagens mais visitadas

O que é Planejamento Participativo?

A PRÁTICA EDUCATIVA

A relação da Escola com a Comunidade: uma análise do partenariado necessário.

A construção do conhecimento na visão de Paulo Freire

Mapas conceituais