sábado, 16 de maio de 2009

A escola e a sala de aula do futuro

Uma realidade de mudança que envolverá um esforço conjunto de professores e alunos

iPhone ou iPod Touch na lista de material escolar obrigatório dos estudantes de jornalismo do Missouri

A Faculdade de Jornalismo da Universidade do Missouri, onde nasceu em 1908 o primeiro curso de jornalismo do mundo, vai solicitar, no próximo ano lectivo, que os seus alunos tenham um iPhone ou um iPod Touch, para descarregarem materiais académicos.

O leitor de mp3 iPod Touch custa cerca de 230 dólares (169 euros - o modelo 8G) e o iPhone 250 dólares (183 euros).

"A melhor solução para os estudantes que não tenham iPod Touch ou iPhone é ir à TigerTech, a loja de informática da Universidade, e comprar um", lê-se num folheto informativo da Universidade, onde se assegura também que aquele estabelecimento pratica preços baixos e facilita o pagamento.

O objectivo é que os estudantes possam descarregar no seu iPhone ou iPod materiais lectivos especialmente preparados pela Faculdade.

A Universidade do Missouri também requer que os seus alunos tenham computador portátil com o Microsoft Office e ligação wi-fi à Internet e, embora não o exija, recomenda aos estudantes computadores da marca Apple.

Este centro universitário é, de momento, o primeiro dos Estados Unidos a introduzir o iPhone e o iPod Touch como material lectivo, mas outros avanços tecnológicos poderão, em breve, ser indispensáveis nas aulas, podendo mesmo vir a substituir os livros de texto.

Leia o que neste blog foi postado sobre a sala de aula do futuro

Fonte: Jornal Público edicao de 12 de maio de 2009

Postado em 16 de maio de 2009 por Joao Jose Saraiva da Fonseca

Nenhum comentário: