A importância da elaboração de material didático em educação a distância



A importância da elaboração de material didático em educação a distância

Preocupações gerais com o material didático em educação a distância

O material didático é um elemento fundamental na educação a distância. Esta modalidade de ensino além de prescindir da relação face-a-face, exige um processo de interlocução permanente e próprio. Na educação a distância, o aluno não vai estar fisicamente presente em todos os momentos da relação dialógica. Mas apesar da distância física, não pode deixar de existir o diálogo permanente. O material didático é o instrumento para esse diálogo. Ele deve ser pensado, concebido e referenciado por um projeto pedagógico e uma proposta curricular definidos claramente.

A produção do material didático impresso em educação a distância, deve considerar o que vai ser transmitido e a situação educacional e contextual, na qual se dará a interação comunicativa.

O êxito do projeto dependerá da qualidade da comunicação que se estabelece entre a instituição que promove o curso e o aluno, através do material didático.
Após selecionar os instrumentos de mediação a utilizar no curso, a atenção na elaboração dos materiais deverá ser concentrada na simplicidade, na organização das idéias e na manutenção do clima de descoberta progressiva.

Os instrumentos de interação deverão ser integrados de modo a que o aluno possa construir o seu conhecimento a partir do tratamento da informação recebida de múltiplas fontes, cada uma com uma especificidade comunicacional.

A estruturação e diagramação do material didático impresso deverá promover uma leitura atrativa e fácil, estabelecendo-se para tal, entre o material didático e o leitor uma comunicação de mão-dupla envolvendo linguagem iconográfica, fonte e diagramação agradáveis.

O formato do material deverá considerar a portabilidade, agilidade no manuseio e de leitura.

Tendo como referência o atender às especificidades do público alvo, o material didático visará a articulação entre os conteúdos científicos e a sua relevância social, política e cultural, seu enquadramento histórico, sua interligação transdisciplinar e sua aplicabilidade no dia a dia.

O material didático deverá procurar respeitar a diversidade de público alvo a que se destina e estar enquadrado à diversidade de ambientes culturais, políticos, sociais.

Resumo

Os professores autores do material didático dos cursos a distância do Espaço de Aprendizagem da FGF, deverão atentar às particularidades seguintes: a) ajustar o material didático ao público alvo a que se destina; b) respeitar os referenciais norteados pelo Projeto Pedagógico; c) questionar e problematizar a realidade social, cultural e educacional; d) impulsionar o trabalho investigativo promovendo uma permanente reflexão das práticas dos indivíduos; e) contextualizar os conteúdos numa perspectiva dialógica, enquadrando o espaço temporal e a realidade em que se insere; f) utilizar uma linguagem apropriada ao processo de auto estudo, tendo claro os objetivos do texto.

Avaliação

Escrever material didático para educação a distância, envolve um conjunto de particularidades que você deverá conhecer aprofundadamente. Algumas das especificidades do trabalho de quem escreve para EAD, envolvem a quebra de paradigmas educacionais e pessoais. E você? Que desafios os pressupostos até agora apresentados, levantam às suas práticas de professor? E de cidadão?

Autoria de João José Saraiva da Fonseca

Postado em 4 de janeiro de 2009 por João José Saraiva da Fonseca

Comentários

Postagens mais visitadas

O que é Planejamento Participativo?

A PRÁTICA EDUCATIVA

A relação da Escola com a Comunidade: uma análise do partenariado necessário.

A construção do conhecimento na visão de Paulo Freire

Mapas conceituais