domingo, 4 de janeiro de 2009

MATERIAL IMPRESSO - REQUISITOS

MATERIAL IMPRESSO - REQUISITOS

No contexto de um programa de educação a distância, para bem cumprir sua finalidade o material impresso deve preencher determinados requisitos, ressaltando-se :

Atender aos objetivos do curso;
Coerência com a linha pedagógica do curso a qual está inserido;
Ser elaborado a partir de um conteúdo bem claro e definido;
Utilizar uma estrutura modular que facilite o entendimento do tema;
Utilizar linguagem clara e precisa para bem expor as idéias;
Utilizar vocabulário de acordo com o nível do público que irá interagir com o texto;
Utilizar ilustrações, sempre que possível, tornando o visual agradável e atraente ao aluno;
Utilizar recursos de diagramação;
Utilizar recursos tipográficos de forma adequada;
Conter testes de auto-avaliação;
Sugerir fontes bibliográficas que complementem o tema;


MATERIAL IMPRESSO - DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO

O conteúdo deve conter informações associadas ao tema, normalmente acarretando a divisão do conteúdo em capítulos ou unidades, visando facilitar a estruturação do curso como também o estudo por parte do aluno.
Neste desenvolvimento, visando tornar agradável o texto impresso, deve haver uma preocupação relacionada à escolha da cor, do tipo e do tamanho de letra, parâmetros associados aos fontes disponíveis, como também no que se refere à clareza e concisão da linguagem utilizada, que busque diálogo com o leitor, que estimule e possibilite momentos de reflexão. Adicionalmente, o vocabulário empregado no texto deve ser o mais simples possível, ao nível do leitor, evitando parágrafos longos e o uso de termos complexos que dificultem o entendimento. A utilização de figuras, desenhos ou qualquer ilustração, assume papel de suma importância, desde que inserida no texto de forma coerente.

Deverão ser previstas atividades e tarefas, preferencialmente práticas, fazendo ligação com a teoria, para execução pelos alunos, com o objetivo de facilitar a absorção dos conhecimentos e possibilitando questionamentos e análise crítica acerca do conteúdo lido.


Fonte: http://www.cciencia.ufrj.br/educnet/impressm.htm (adaptado por João José Saraiva da Fonseca)

Postado em 4 de janeiro de 2009 por João José Saraiva da Fonseca

Nenhum comentário: