Referências para a elaboração do material on-line
Referências para a elaboração do material on-line
O professor autor ao elaborar o material didático on-line, deverá ter por preocupação o fato de o aluno ter de ler o conteúdo na tela do computador o que poderá criar dificuldades à leitura.
Para facilitar a leitura, deverão ser considerados os seguintes pormenores:
- evitar textos extensos e que preencham o espaço disponível na tela do computador;
- complementar o texto com elementos multimídia que atribuam real sentido à utilização do on-line;
- enquadrar os elementos referidos no material on-line com o material impresso, estabelecendo uma dinâmica de interação entre eles.
- utilizar uma linguagem acessível e motivadora, complementada com elementos multimídia.
Resumo
Elemento fundamental para a construção do conhecimento pelo aluno, o material didático on-line apresenta particularidades de organização e apresentação gráfica, às quais o professor autor deve estar atento. Ele deve articular de modo harmonioso recursos multimídia disponíveis de modo a que todo se constituam como ferramenta de aprofundamento do conhecimento do aluno.
Avaliação
O professor autor deve estar atento à necessidade de utilizar uma linguagem comunicacional específica para a elaboração do material on-line. Analisando o material on-line que está disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem para acompanhar o seu estudo durante este curso, defina as linhas mestras que servirão para a elaboração do material do seu módulo. Que sugestões poderá realizar ao material didático on-line disponibilizado neste curso?
4. O desafio
Você enquanto membro da equipe de professores autores assume o desafio de tendo por norte as referências expressas no presente documento, elaborar material didático que motive o aluno para, no âmbito de uma comunidade virtual de aprendizagem, construir um sólido conhecimento conceitual, atitudinal e procedimental.
Resumo
Frases militares referem que:
“A sorte protege os audazes.”
“Dos fracos não reza a história”
“únicos entres o primeiros”
Você enquanto professor autor está aceitando um novo desafio.
Parabéns para você pela decisão de participar.
As tormentas virão, mas o que verdadeiramente interessa é a certeza de que depois, lá no fundo, brilhará o sorriso de uma criança feliz... E o nosso projeto, o seu material didático contribuiu para isso.
Avaliação
O ditado popular afirma que
“De criança e de louco todos temos um pouco”.
E você?
Como se considera neste momento?
Criança ávida de aprender?
Ou louco desejando quebrar as amarras de uma educação baseada em paradigmas ultrapassados?
Terminamos esta unidade propondo que reflita sobre este pedaço do poema “Pedra Filosofal” do poeta português António Gedeão:
“Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida.
Que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre a mãos de uma criança”.
Vamos tornar realidade este sono coletivo?
Como afirma Ivan Lins
“Depende de nós”
Autoria de João José Saraiva da Fonseca
Postado em 4 de janeiro de 2009 por João José Saraiva da Fonseca
O professor autor ao elaborar o material didático on-line, deverá ter por preocupação o fato de o aluno ter de ler o conteúdo na tela do computador o que poderá criar dificuldades à leitura.
Para facilitar a leitura, deverão ser considerados os seguintes pormenores:
- evitar textos extensos e que preencham o espaço disponível na tela do computador;
- complementar o texto com elementos multimídia que atribuam real sentido à utilização do on-line;
- enquadrar os elementos referidos no material on-line com o material impresso, estabelecendo uma dinâmica de interação entre eles.
- utilizar uma linguagem acessível e motivadora, complementada com elementos multimídia.
Resumo
Elemento fundamental para a construção do conhecimento pelo aluno, o material didático on-line apresenta particularidades de organização e apresentação gráfica, às quais o professor autor deve estar atento. Ele deve articular de modo harmonioso recursos multimídia disponíveis de modo a que todo se constituam como ferramenta de aprofundamento do conhecimento do aluno.
Avaliação
O professor autor deve estar atento à necessidade de utilizar uma linguagem comunicacional específica para a elaboração do material on-line. Analisando o material on-line que está disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem para acompanhar o seu estudo durante este curso, defina as linhas mestras que servirão para a elaboração do material do seu módulo. Que sugestões poderá realizar ao material didático on-line disponibilizado neste curso?
4. O desafio
Você enquanto membro da equipe de professores autores assume o desafio de tendo por norte as referências expressas no presente documento, elaborar material didático que motive o aluno para, no âmbito de uma comunidade virtual de aprendizagem, construir um sólido conhecimento conceitual, atitudinal e procedimental.
Resumo
Frases militares referem que:
“A sorte protege os audazes.”
“Dos fracos não reza a história”
“únicos entres o primeiros”
Você enquanto professor autor está aceitando um novo desafio.
Parabéns para você pela decisão de participar.
As tormentas virão, mas o que verdadeiramente interessa é a certeza de que depois, lá no fundo, brilhará o sorriso de uma criança feliz... E o nosso projeto, o seu material didático contribuiu para isso.
Avaliação
O ditado popular afirma que
“De criança e de louco todos temos um pouco”.
E você?
Como se considera neste momento?
Criança ávida de aprender?
Ou louco desejando quebrar as amarras de uma educação baseada em paradigmas ultrapassados?
Terminamos esta unidade propondo que reflita sobre este pedaço do poema “Pedra Filosofal” do poeta português António Gedeão:
“Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida.
Que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança
como bola colorida
entre a mãos de uma criança”.
Vamos tornar realidade este sono coletivo?
Como afirma Ivan Lins
“Depende de nós”
Autoria de João José Saraiva da Fonseca
Postado em 4 de janeiro de 2009 por João José Saraiva da Fonseca
Comentários