domingo, 4 de janeiro de 2009

Orientações para o seu estudo a distância

Orientações para quem estuda a distância

Você está iniciando um curso a distância. Estudará sem a presença física de um professor.

Estudar a distância implica em mudar de referências em relação ao estudo presencial. Qualquer pessoa é capaz de aprender por si só. Para tal você deverá desenvolver a sua autonomia, a partir do acesso a materiais de qualidade com o apoio de um professor, somente para discutir aspectos do curso, que deixaram dúvidas no momento da leitura.

Ao contrário de um curso presencial, na educação a distância é você quem determina o seu ritmo de estudo de acordo com as suas oportunidades e conveniências.

O sucesso nos seus estudos vai depender unicamente de sua força de vontade e dedicação aos estudos. Ao estudar a distância, o único compromisso que você assume é com você mesmo. Para que a sua participação no Curso se dê da melhor forma, é necessário criar um método individualizado de estudo.

Estudar a distância exige de você responsabilidade, disciplina, autonomia e capacidade de resolução de problemas, pesquisa e partilha cooperativa de informação.

Ao estudar a distância você deverá assumir algumas responsabilidades de forma individualizada e cooperativa, tais como:
* Defina um plano de estudo e siga-o à risca.
* Avalie as suas capacidades e disponibilidades, estabelecendo metas possíveis de atingir.
* Organize seu horário de estudo de acordo com a dedicação diária prevista para o Curso.
* Utilize todos os recursos tecnológicos do Curso. Eles constituem um veículo de informação integrada e complementar, potenciador da construção do seu conhecimento.
* Analise com cuidado: quadros, ilustrações e gráficos. Eles foram incluídos no texto com um propósito não apenas de a página ficar mais atrativa, mas constituir um veículo de informação que de outro modo teria dificuldade em ser expressa.
* Não prossiga o seu estudo enquanto não esclarecer todas as suas dúvidas. Procure o esclarecimento do tutor.
* Quando contatar o tutor esteja certo do que vai perguntar, sendo claro e objetivo. Certifique-se de que entendeu as explicações do tutor, para que possa, a partir daí, realizar as tarefas propostas, sem dificuldades.
* Leia as orientações expressas no material didático. Elas serão a sua orientação para o seu estudo.
* Fique atento aos prazos referidos para as tarefas propostas.
* Leia as leituras complementares e bibliográficas. Eles serão não só elementos preciosos para a construção do seu conhecimento, bem como para você continuar a pesquisar mais sobre o assunto e continuar sempre se atualizando.
* Pesquise em outras fontes para além das indicadas no Curso. Isso enriquecerá seu processo de aprendizagem, trazendo novas idéias e conceitos.

Autoria de João José Saraiva da Fonseca

Leia o texto"Aprender a distância requer disciplina" que postamos.

Postado em 4 de janeiro de 2009 por João José Saraiva da Fonseca e alterado em 13 de maio de 2009

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei muito do seu texto, bem escrito, objetivo e realmente pode motivar o aluno a novas formas de aprender.
PARABÉNS! Leila de Uberaba